Toda semana informações que vão fazer o seu trabalho em confeitaria cada vez mais eficiente.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

LEBKUCHEN - O PÃO DE MEL DA ALEMANHA, SUÍÇA E ÁUSTRIA

Esse é considerado por muitos o PÃO DE MEL ORIGINAL.

Fica difícil dizer se é realmente o original, pois o LEBKUCHEN tem várias versões. Aí eu pergunto: qual delas é a original?

Algumas versões saem bem mais caras que outras por causa dos codimentos que ele leva.

Vou passar uma receita que é uma das mais em conta. Mesmo assim, é um PÃO DE MEL um pouco diferente tanto em textura quanto sabor. Para fazer uma casinha em forma de PÃO DE MEL, a receita muda um pouco, pois ele deverá ficar num meio termo entre BOLO e BISCOITO. Se não for assim, a casinha não firma. A receita para fazer uma casinha de PÃO DE MEL, eu vou passar num próximo post. Aqui vai a receita mais simples que fica mais parecida com o PÃO DE MEL feito no Brasil. Lá vai a receita:

INGREDIENTES:


350g de FARINHA DE TRIGO

250g de MEL. Por favor, não troque por favinho...É MEL!!!!

150g de AMÊNDOAS PICADAS. Eu dou uma pequena tostada no forno. Isso realça o sabor e dá uma ótima crocância. Mas aqui é uma parte que requer muito cuidado. Qualquer descuito e as AMÊNDOAS queimam. A propósito, você tem noção de quanto custa um kilo de AMÊNDOA?

150g de AÇÚCAR. Normalmente uso o refinado. Não testei ainda com o granulado.

2 OVOS.  Aqui é o seguinte: pega os OVOS em TEMPERATURA AMBIENTE, e num bowl dá uma leve batida. Isso facilita bem na hora de misturar tudo.

100g de LARANJAS CRISTALIZADAS ou DAMASCOS CORTADOS BEM PEQUENOS. Não digo nem tanto dos DAMASCOS, mas a LARANJA CRISTALIZADA dá um sabor bem europeu no LEBKUCHEN. Com DAMASCOS fica muito bom e se misturar os dois...fica uma coisa do céu, mas...sabendo que não é fácil achar LARANJAS CRISTALIZADAS, você pode usar só os DAMASCOS.

1/2 colher de chá de CANELA EM PÓ

1/2 colher de chá de NOZ MOSCADA. Se você tiver paciência de ralar ela na hora, o resultado é melhor ainda.

1 colher de chá de CRAVO EM PÓ.

1/2 colher de chá de CARDAMOMO. Esse, você pode até dispensar, pois além de ser difícil de achar, é muito caro. Mas se puder acrescentar, vai ficar maravilhoso!

Cascas de limão a gosto

2 colheres de chá de BICARBONATO DE SÓDIO.

PREPARO:

Junta tudo num bowl e misture com AS MÃOS.

O que vai se fazer, na realidade, é uma INCORPORAÇÃO de ingredientes.

E agora vem a parte bem diferente dos preparos de PÃES DE MEL que conhecemos:

pegue essa massa, e coloque numa forma retangular média. Essa forma deverá estar untada com MANTEIGA.Eu uma vez usei o DESMOLDANTE e ficou melhor que a MANTEIGA.

Agora você espalha a massa e com auxílio de uma colher deixe que ela fique bem retinha - sei que não é fácil - e que tenha aproximadamente 1cm de espessura. É bem fina, eu sei, mas é assim mesmo.

Se você acha que agora é o momento de levar ao forno....ERROU!!!

A massa agora vai para a GELADEIRA e ficar pelo menos 3 horas!

Passadas as 3 horas, agora sim! Bote no forno pré aquecido a 180°C e deixe por aproximadamente 40 minutos. Mas cuidado! Cada forno  é um forno e pode ser que 40 minutos no seu forno possa queimar. Faz o seguinte: depois de 30 minutos, fica bem atento(a). Se sua cozinha ficar cheirando ao LEBKUCHEN, faz o teste do palito.

Espere esfriar e corte como achar melhor.

Pode ter cobertura?

Claro que sim. Aqui vão duas dicar para incrementar o LEBKUCHEN:

1 - Derreta um bom chocolate cubra o bolo. Se usar o CHOCOLATE faça a TEMPERAGEM. Se usar COBERTURA FRACIONADA, não precisa TEMPERAR. Antes do CHOCOLATE ou COBERTURA FRACIONADA cristalizar, decore com LASCAS DE AMÊNDOAS.

2 - Usar um bom GLACÊ. Dependendo de suas habilidades com CANETA DE CONFEITEIRO, dá pra fazer muitas artes no LEBKUCHEN. A imaginação não tem limites.

Dependendo do tamanho que você cortar, dá pra render até 40 unidades. Guarde - os num recipiente fechado e fora da geladeira.

Essa receita é bem tradicional em München, Köln, Ulm - onde nasceu Einstein - Nürnberg, e Basel, que é uma das cidades mais lindas da Suíça alemã.

Espero que façam e tenham muito sucesso. Em breve, vou postar outras versões do LEBKUCHEN.

Bis bald!

Nenhum comentário:

Postar um comentário