Toda semana informações que vão fazer o seu trabalho em confeitaria cada vez mais eficiente.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

ALFAJOR - RECEITA BEM FÁCIL

Pegue duas bolachas MARIA, bote entre elas um recheio de DOCE DE LEITE e dê um banho de CHOCOLATE.

Pronto!!! Viu como é fácil?

Falando sério....eu prefiro cortar os pulsos do que fazer uma tranqueira dessas! Se for fazer para os amigos numa situação bem informal, até que passa, mas, fazer pra vender, aí já é demais.

Essa receita que vou passar tem um significado bem especial pra mim, pois foi a primeira receita em que pude ajudar uma pessoa.

Foi uma moça de Campinas que me pediu a receita do ALFAJOR que fazia na Sankt Gallen. No começo relutei, mas, não sei por que resolvi passar pra ela.

Em poucos meses ela me enviou um email dizendo que essa receita fez com que ela retornasse à faculdade. Ela estava passando por sérios problemas financeiros e com a venda dos ALFAJORES - será esse o plural correto? - ela pode retornar aos seus estudos.

Espero que essa receita possa ajudar a mais pessoas, se esse for o caso. Então, lá vai.

INGREDIENTES:

1 xícara de AÇÚCAR

1TbSP de FERMENTO EM PÓ

2 xícaras de FARINHA DE TRIGO

2 xícaras de AMIDO DE MILHO

200g de MANTEIGA gelada e picada

3 GEMAS

2 TbSP de ESSÊNCIA DE BAUNILHA. Pra quem não sabe, TbSP significa Table Spoon, ou seja, COLHER DE SOPA

Raspas de limão

PREPARO:


Num bowl, junte o AÇÚCAR, FERMENTO EM PÓ, FARINHA DE TRIGO E AMIDO DE MILHO.

Mistura tudo muito bem.

Agora acrescente a MANTEIGA e com AS MÃOS misture tudo muito bem. O negócio é incorporar a MANTEIGA com os secos.

O resultado deve ser uma espécie de farofa.

Agora acrescente as GEMAS e continue amassando a massa. Eu sempre passo as gemas numa peneira, mas isso é questão de gosto.

Você já pode tirar a massa do bowl e botá-la numa mesa e continuar a amassar. Ficar melhor de trabalhar.

Nessa hora você já pode adicionar a ESSÊNCIA DE BAUNILHA e as raspas de limão.

Misture muito bem.

Faça  uma bola com essa massa e enrole-a num filme plástico. A massa deve ir para a geladeira - não é congelador - por no mínimo 30 minutos.

Tire a massa da geladeira e entre dois plásticos grossos comece a esticá-la. A espessura ideal é de 4mm.

Eu mandei fazer duas réguas de madeira nessa espessura. Boto uma régua de um lado e outra de outro. A massa fica no meio e com um rolo rolando em cima das réguas,consigo uma espessura perfeita.

Com um cortador, corte em rodelas. Eu uso um cortador de 6cm. Essas rodelas devem ser colocadas numa forma de alumínio forrada com papel manteiga. Deixe um certo espaço entre elas pois elas vão crescer um pouco pois tem fermento e manteiga.

Leve ao forno pré aquecido em 180°C até que as bordas fiquem douradas. Aqui é a parte que exige mais atenção pois é onde você vai saber quanto tempo leva pra isso acontecer. No meu forno eu cronometrei e leva 12 minutos. Como cada forno é um forno, o tempo do seu pode ser bem diferente do meu. Uma maneira mais fácil de ver isso é quando sua casa começar a ficar com cheiro desses biscoitos. Aí você verifica o forno e vê se as bordas começaram a dourar.

Feito isso retire essas rodelas - que na verdade são biscoitos - e deixe esfriando até ficar em temperatura ambiente. Elas esfriam bem rápido.

Agora é colocar o recheio de sua preferência. Pode ser DOCE DE LEITE, BRIGADEIRO, NUTELLA e por aí vai.

Para o banho em
CHOCOLATE , meu conselho é não usar chocolate. Dê um banho com COBERTURA FRACIONADA pois tem um ótimo sabor de CHOCOLATE e não precisa fazer a TEMPERAGEM. Mas isso depende da experiência, poder aquisitivo e disposição dos clientes em pagar mais caro por um ALFAJOR coberto com CHOCOLATE. Vai por mim....neste caso a COBERTURA FRACIONADA é bem melhor. Seu bolso e seus clientes ficarão muito gratos.

Espere a COBERTURA FRACIONADA cristalizar e faça as embalagens. Como se pode ver na figura inicial, eu embalo em PAPEL CHUMBO, mas isso vai de acordo com a criatividade de cada um. Embalagens em plásticos também são muito boas.


Eles duram cerca de 10 dias em lugares frescos e de preferência escuros. O PAPEL CHUMBO já tira a luz dos ALFAJORES.

Agora é só arregaçar as mangas e ir ao trabalho!

Bis bald!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário